segunda-feira, 23 de março de 2015

Onde está o meu próximo?

"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento' e 'Ame o seu próximo como a si mesmo". (Lucas 10:27)


Eis, o principal mandamento, onde Jesus afirma, "Faça isso e viverá.".

Mas, "quem é o meu próximo?"
Façamos a reflexão do seguinte parábola, "O Bom Samaritano" contada por Jesus:

"[...] disse Jesus: 'Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: 'Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver'.36 "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?"37 'Aquele que teve misericórdia dele', respondeu o perito na lei.Jesus lhe disse: 'Vá e faça o mesmo'."

Aparentemente simples e óbvio, porém, difícil de se cumprir.
Pois, a parábola de Jesus vem nos mostrar que qualquer um que necessite de algo deve ser nosso próximo. E como nos contou, ainda que seja um estranho para nós.

Contudo, o grande desafio em nossa sociedade não é mais identificar nosso próximo em um desconhecido, mas, aproximar novamente aqueles que eram-nos próximos e hoje são distantes,

"Nossa Família"

Já percebeu a imensa quantidade de pessoas deprimidas?
Ou pior, de crianças deprimidas?
Como isto se não vivem sozinhas?
A maioria tem pai, mãe, tio, tia, avó, avô, irmãos...
Saiba que elas esperam o amor do próximo, talvez, antes que a doença as dominasse, chegaram a tentar viver o amor ao próximo, mas, este não se encontrava.
E, de coração ferido, deixaram até mesmo de sentir o amor de Deus.

Mas, quando foi que nos despercebemos destes queridos?

Quando decidimos parar de falar de Jesus!Quando deixamos a televisão nos dizer o que assistir e o que nossas crianças assistem.Quando ao invés de conversar "com a boca" decidimos teclar.Quando meu perfil nas Redes Sociais é o suficiente para me definir.Quando o que importa é a "minha" felicidade.Quando me ensinaram que "eu não sou obrigado(a)".Quando eu deixei de amar o meu próximo.

Sendo assim, sabe que mandamento você obedece?

"Rezar a Deus quando eu precisar e amar a mim mesmo sobre todas as coisas."

Não seja assim!
Deus espera mais de nós!
Precisamos diminuir esta distância criada nas famílias!
Ame sua família.
Respeite seu esposo(a).
Resgate a união de vocês. Voltem a rezar juntos.
Seja radical, por vocês! Se preciso desligue a Tv, o celular, o computador!
Pare de tirar fotos de você mesmo para colocar na internet, mire a câmera nos seus próximos e construa um álbum de recordações onde futuramente se lembrarão de como são felizes e abençoados!
Esqueça o que as pessoas sem Deus querem te ensinar!
Se empenhe em espalhar os valores cristãos, é isto que Deus espera de você, que o leve a quem mais tem necessidade Dele! Pois, Ele nos ama e deseja que cada um de nós estejamos ao seu lado.

Assim, como disse a Pedro, hoje Jesus diz a cada um de nós:
"Apascenta minhas ovelhas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário